top of page

Benefícios da prática de artes marciais e esportes de combate como atividade física

  • Foto do escritor: Jorge Henrique André
    Jorge Henrique André
  • 7 de dez. de 2018
  • 5 min de leitura

Além de serem técnicas de ataque e principalmente de defesa, as artes marciais contribuem muito para a manutenção de uma vida saudável. Artes Marciais são disciplinas físicas e mentais com um passado guerreiro (“artes militares”), que tem como objetivo um desenvolvimento dos praticantes por meio da autodefesa ou da submissão do adversário mediante diferentes técnicas. Antigamente, eram usadas por um povo para se proteger, defender sua família e propriedades, ou pelo exército - em caso de guerras.

As Artes Marciais não tem como foco principal apenas no bem-estar físico, mas visam o desenvolvimento mental, espiritual e moral do indivíduo.

Pode parecer contraditório que um conjunto de habilidades e técnicas destinadas, em última instância, ao combate, sejam ao mesmo tempo um caminho para a evolução. Porém, se observadas a partir do prisma correto, será possível entender os benefícios das artes marciais e o fato de que elas são, principalmente, uma prática espiritual.

Na essência delas, está o princípio de que a mente é quem rege tudo. O corpo só é capaz de alcançar certas habilidades e poderes se antes trabalhamos a mente com dedicação. Ainda, o que orienta esta prática é um conjunto de valores associados ao crescimento e à manutenção da paz interior e exterior.

Nas artes marciais, o principal combate é travado contra si mesmo e suas limitações. O eixo do treinamento está no autoconhecimento e na superação de tudo aquilo que limita a nossa potencialidade. Cada nova vitória é o resultado de um processo interno que termina dando seus frutos.



Na atualidade, as artes marciais são praticadas por diferentes razões que incluem esporte, saúde, defesa pessoal, desenvolvimento pessoal e social, disciplina da mente, formação do caráter e do crescimento da autoconfiança.

É uma completa expressão do ser humano (por isso que é uma arte) com todas as particularidades concebidas pela experiência e pela inteligência dos melhores desportistas e pelos guerreiros e, não necessariamente, de maneira sistemática ou científica.

Esportes, atividades físicas e os exercícios são comportamentos que caminham em conjunto com a saúde das pessoas, fortalecendo os seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Além disso, comportamentos mais saudáveis ajudam a reduzir o estresse diário e o sedentarismo, o qual já atinge 45.9% dos brasileiros, de acordo com o Ministério do Esporte.



Exemplos de algumas Artes Marciais:

Aikido; Boxe; Capoeira; Defesa pessoal; Hapkido; Jeet Kune Do; Jiu-jitsu; Judô; Karatê; Kempo; Kick Boxing; Kildo; Kung Fu; Luta olímpica; Muay Thai; Ninjutsu; Sambo; Savate; Sumô; Taekwondo; Tai Chi Chuan.

Crianças e as Artes Marciais:

As artes marciais são uma ótima escolha para as crianças, principalmente, as mais indisciplinadas, mas devem entrar na vida dos pequenos como uma brincadeira, com muita cambalhota e risada, para que eles tenham vontade de praticar. Além dos benefícios físicos, a luta desenvolve importantes habilidades nas crianças, principalmente a disciplina. Nas aulas, o professor ensina não só a técnica, mas também ajuda a mudar o caráter do aluno. Juntos, desenvolvem o trabalho em equipe, a autoestima, a autoconfiança e o respeito ao próximo.

A criança também aprimora a coordenação motora. Dos dois aos seis anos de idade, a arte marcial deve ser apresentada de forma totalmente lúdica. Dos seis aos doze, como a criança já possui maior percepção, torna-se possível aplicar a disciplina do esporte. As artes marciais que envolvem combate, como o muay thai e o kickboxing, devem ser evitados nessa fase devido à imaturidade muscular das crianças. Já o taekwondo, judô e karatê podem ser praticados a partir dos quatro anos.



Confira alguns benefícios da prática de Artes Marciais:

1- Aumenta a força, melhora a flexibilidade corporal e condicionamento físico: As Artes Marciais utilizam diferentes ensinamentos que promovem um intenso trabalho físico. Incluem alongamentos e aquecimentos do início ao fim das aulas, além da parte do treino, o que ajuda a deixar o corpo flexível e condicionado como um todo;

2- Desenvolve e estimula a coordenação motora: Bastante dinâmicos, os treinos das Artes Marciais exigem que o lutador esteja sempre atento e use todo o corpo na execução dos seus movimentos. Isso contribui no desenvolvimento e estímulo dos reflexos corporais e coordenação motora, proporcionando maior percepção de espaço, equilíbrio e consciência corporal, sobretudo em crianças e pessoas da terceira idade;

3- Fortalece diferentes grupos musculares ao mesmo tempo. Diferente da musculação que trabalha isoladamente os músculos.

4- Promove um grande alívio de stress e uma excelente forma de canalizar a raiva, frustração e demais sentimentos ruins.

5- Melhora a agilidade e aguça os sentidos, já que a pessoa aprende a estar sempre alerta e a ter reflexos mais rápidos.

6- Ensina a ter mais autocontrole e desenvolve a autoestima. Já que a pessoa adquire um poder (o de saber se defender e como usar a força) sobre os outros e se torna mais responsável por isso.

7- É uma excelente forma de controlar e perder peso, além de desenvolver a musculatura. A maioria das modalidades trabalha o abdômen e a lombar. Além de músculos superiores e inferiores em maior ou menor intensidade.

8- Desenvolve a disciplina. Cada modalidade tem seu conjunto de regras de conduta que são ensinados e reforçados pelo professor ou mestre.

9- Ressalta a importância do aluno se alimentar e dormir melhor. Já que ele percebe na aula que seu desempenho melhorou ou piorou devido ao que consumiu. O aluno se torna mais consciente e tende a conter os excessos pensando em não prejudicar o seu desempenho, principalmente porque ele terá um oponente que pode estar em melhores condições que ele.

10- Contribui para a prevenção e para a melhoria de problemas de saúde como doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, doenças articulares como osteoporose, artrite e artrose , controle do colesterol , gastrite, Alzheimer entre outras. Porém, deve-se fazer uma consulta ao médico antes de iniciar a prática. E é fundamental explicar ao professor quais são os problemas preexistentes, já que o treino deverá ser diferente quanto a intensidade e tipos de movimentos.

11- Pode ser praticado por pessoas de todas as idades, tanto homens como mulheres. Em sala de aula costuma-se separar os praticantes em 3 tipos:

a) Aqueles que praticam apenas para manter a forma física;

b) Aqueles que pretendem ser atletas;

c) Os que desejam ser professores.

12- Contribui para a produção de células nervosas. Em uma leva de estudos recentes, os neurologistas descobriram que fazer exercício produz novos neurônios e aumenta a atividade cerebral. “O cérebro passa a funcionar melhor e fica mais preparado para armazenar informações”, diz Ricardo Arida, professor de Neurofisiologia e Fisiologia do Exercício da Unifesp.

13- Trabalha a mente e combate desequilíbrios emocionais: Durante a aula, o aluno aprende como se manter focado e, também, a usar técnicas de autocontrole em seu favor. O que traz ótimos benefícios principalmente para quem sofre de alguns transtornos como depressão, estresse, timidez, ansiedade e déficit de concentração.



A busca por adotar e permanecer engajado nos comportamentos mais saudáveis, muitas vezes não é fácil, principalmente no que se diz respeito aos programas regulares de atividades físicas e exercícios, dessa forma, as artes marciais podem representar uma ótima alternativa na busca de uma vida mais ativa e saudável.

Manter um comportamento engajado e constante na adoção de hábitos mais saudáveis é tão importante quanto à escolha e prática de atividades físicas, ou exercícios. Por isso, entender quais aspectos mantém as pessoas motivadas em cumprir diariamente uma rotina de treinos pode ser o ponto chave para conseguirmos a diminuição do percentual de sedentários que vem crescendo nos últimos anos dentro do cenário nacional.


Oss...

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Magazine Marciais

Venha conhecer nossa nova parceiria com o Magazine Luíza, lá você poderá adquirir produtos relacionados as artes marciais e esportes em...

 
 
 

Comments


bottom of page