O Melhor do Karate
- Jorge Henrique André
- 4 de fev. de 2019
- 4 min de leitura
Uma coleção de 11 livros organizados por Masatoshi Nakayama,que reunem verdadeiramente o que há de melhor...

Masatoshi Nakayama, 10º Dan, foi um dos mestres mais influentes da história do Karate Shotokan. Em 1932 inicia o treino de Karate na universidade de Takushoku, de onde viriam a emergir nomes como os de Hidetaka Nishiyama, Hirokazu Kanazawa ou Keinosuke Enoeda.
Nascimento: 13 de abril de 1913, Yamaguchi (prefeitura), Japão
Falecimento: 15 de abril de 1987, Tóquio, Japão
Artes marciais: Karatê, Shotokan
Volume 1
Este volume, organizado por Masatoshi Nakayama, apresenta todos os pontos básicos do karatê, organizados sistematicamente para um aprendizado eficiente passo a passo. O livro mostra as partes do corpo usadas como armas naturais, os golpes, como defender-se, como atacar, além de uma introdução ao kata e ao kumite.O autor também não se esqueceu de alertar o praticante quanto à perfeição que tem de ser atingida em dois aspectos, o espiritual e o físico, se ele verdadeiramente quiser se tornar um verdadeiro adepto do karatê-do.Neste volume, os fundamentos apresentados de forma concisa e precisa são o resultado da experiência do autor na arte da defesa pessoal durante quarenta e seis anos de prática.
Volune 2
Neste volume, o segundo da série O Melhor do Karatê, Masatoshi Nakayama, além de continuar a explicar as regras básicas que devem ser postas em prática quando se executa o kata ou se aplica o kumite, destacam os princípios físicos e fisiológicos da fonte do karatê e a concentração de força, golpes, forma, estabilidade, técnica e movimento em todas as direções, que são os aspectos básicos e abrangentes do treinamento. A prática deve ser constante e diligente, e não precipitada, e o fortalecimento do corpo deve ser feito gradualmente, dando-se grande destaque à elasticidade dos músculos.
Volume 3
No kumite (luta), as técnicas básicas são aguçadas, e o movimento do corpo e o distanciamento se adquirem por meio da prática. Este volume explica os tipos e o significado do kumite e a relação entre o kumite jiyu e o treinamento básico nos fundamentos. As demonstrações são feitas por instrutores da Associação Japonesa de Karatê.
Volume 5
Kata, os exercícios formais do treinamento do karatê, constituem a essência da prática em Okinawa e na China e são o centro do método do treinamento atual. Detalhados aqui numa sequência de 1500 fotografias, estão os cinco Heian e os três Tekki kata, cujo domínio é necessário para obter o primeiro dan.Os exercícios são demonstrados pelo autor, Masatoshi Nakayama, e por Yoshiharu Osaka.O treinamento intensivo, mental e físico, é o pré-requisito para se adquirir a capacidade de controlar os próprios movimentos, e essa, por sua vez, é a marca do competidor capaz. Exatamente como em outros esportes e artes marciais, o domínio dessas técnicas básicas só é conseguido mediante um treinamento constante e uma dedicação exemplar.
Volume 6
Este volume contém descrições detalhadas e ilustrações dos kata Bassai e Kanku, do recomendado grupo JFA. Com ele, o estudante aprende técnicas rápidas e lentas, a dinâmica da força, como transformar a fraqueza em vigor, mudança de direção, salto e busca de abrigo.
Volume 7
Os três kata apresentados neste volume estão na lista recomendada pela Japan Karate Association e se distinguem pelo uso dos braços como bastões - Jitte; pelos movimentos circulares das mãos e dos pés, coordenados com a respiração - Hangetsu; e pelos movimentos ágeis e de fácil execução, combinados em técnicas contínuas - Empi.
Volume 8
Os três kata apresentados neste volume estão na lista recomendada pela Japan Karate Association e se distinguem pelo uso dos braços como bastões - Jitte; pelos movimentos circulares das mãos e dos pés, coordenados com a respiração - Hangetsu; e pelos movimentos ágeis e de fácil execução, combinados em técnicas contínuas - Empi.
Volume 9
Estes Kata avançados podem ser selecionados para avaliação acima do nível shodam. As Técnicas do Bassai Sho, que adotam a mão em espada, o dorso da mão em espada e a boca de tigre, constituem boas defesas contra ataques com varas. O Kanko sho apresenta muitos contra-ataque no nível superior. O Chinte tem técnicas únicas, o raramente visto tateken, e é especialmente indicado para defesa da mulher.
Volume 10
Os kata apresentados neste volume são de nível avançado e podem ser selecionados para avaliações acima do nível shodan. Em Unsu, há mudanças constantes, simbolizadas pelo nome, que significa 'Mãos de Nuvem'. Todas as partes do corpo são usadas como armas, como fintas e provocações que levam a uma combinação única de técnicas e de chutes em muitas direções. Sochin caracteriza-se por certa solenidade e imperturbabilidade. Assumindo uma postura estável, a força muscular se forma lentamente em muitos movimentos e instantaneamente em outros, levando a uma clara percepção do momento oportuno para ataques contínuos. Nijushiko oferece muitas oportunidades de treinamento do bloqueio com o dorso da mão (haishu uke). Esse kata exige uma combinação de diferentes forças e velocidades. Pode-se perceber o seu domínio no fluxo suave e ininterrupto dos movimentos. Através dos seus livro, Masatoshi Nakayama continua divulgando a tradição do seu mestre , Gichin Funakoshi, considerado o pai do karatê moderno. Professor e diretor de educação física na Universidade takushoku, Nakayama foi instrutor-chefe da Associação japonesa de karatê de 1955 até 1987, ano em que faleceu. Faixa preta de nono grau e figura conhecida nas competições foram dos primeiros a enviar instrutores para fora do Japão e a incentivar o desenvolvimento do karatê como esporte, proporcionando-lhe uma base científica.
Volume 11
Os três kata avançados neste volume são um desafio para o grau de maturidade do karateca. Dos movimentos suaves e fluidos do Gojushiho Daí, passando pelas transformações no igualmente longo Gojushiko Sho, at, é o sereno e harmonioso kata Meikyo, tanto as técnicas aprendidas nos kata básicos quanto as táticas mais sofisticadas exigem o concurso das reservas mais profundas de equilíbrio, coordenação, senso do momento oportuno e habilidade técnica. Através de seus livros, Masatoshi Nakayama continua divulgando a tradição do seu mestre Gichim Funakoshi, considerado o pai do karatê moderno. Porfessor e iretor de educação física na Universidade Takushoku, Nakayama foi instrutor - chefe da Associação Japonesa de Karatê de 1955 até 1987, ano em que faleceu. Faixa preta de nono grau e figura conhecida nas competições foram dos primeiros a enviar instrutores para fora do Japão e a incentivar o desenvolvimento do karate como esporte, proporcionando-lhe uma base científica.
Boa leitura!!! Oss
Videos:
https://youtu.be/GdojRrn42i8
https://youtu.be/yJvhMxzAJ2w
https://youtu.be/DXNyoyruaz8
Comments